INSS inicia revisão rigorosa que pode cortar benefícios de milhões de brasileiros. Consulte seu status e evite surpresas com a nova medida do governo.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou uma revisão de seus pagamentos, ação que pode impactar diretamente milhões de aposentados e pensionistas em todo o Brasil. Com a nova medida do governo federal, o objetivo é reduzir os custos mensais com benefícios.
Essa revisão, conhecida como “pente fino”, foi intensificada recentemente. E, de acordo com dados preliminares, o INSS identificou irregularidades em cerca de 45% dos pagamentos, resultando em uma eliminação significativa de beneficiários.
Com essa nova onda de revisões, muitos aposentados e pensionistas estão sendo convocados em caráter de urgência para verificar a regularidade de seus benefícios. Aqueles que forem identificados com irregularidades podem ter seus pagamentos suspensos ou até cancelados definitivamente. Confira!
Como funcionará o processo de revisão do INSS?
O pente fino tem como principal objetivo identificar fraudes e irregularidades nos pagamentos de benefícios. Entre os principais pontos de atenção estão:
- Aposentadoria por incapacidade permanente: Beneficiários que retornaram ao trabalho formal podem ter seus pagamentos suspensos, caso não informem a retomada de suas atividades profissionais.
- Benefício de Prestação Continuada (BPC): O instituto está revisando os cadastros para garantir que apenas aqueles que realmente se enquadram nos critérios continuem a receber o benefício.
- Auxílio-doença: Este benefício temporário está sob intenso escrutínio, com o INSS verificando se os beneficiários ainda preenchem os requisitos médicos e legais para continuar recebendo o auxílio.
Os beneficiários que forem convocados devem comparecer ou apresentar a documentação exigida dentro do prazo estipulado para evitar a suspensão ou cancelamento de seus benefícios.
A perícia médica é um dos principais métodos utilizados para comprovar a necessidade de continuidade dos pagamentos.
Confira:
- ATENÇÃO! INSS vai distribuir pagamentos de R$ 1.508,66 a R$ 8.092,54; veja quem recebe
- Idosos estão na LISTA 1 e podem receber 2 pagamentos EXTRAS ainda em 2024
Como consultar seu benefício do INSS?
Os beneficiários podem consultar a situação de seus pagamentos de maneira fácil e rápida, utilizando as plataformas digitais disponibilizadas pelo governo. Aqui estão as principais formas de consulta:
- Meu INSS (site e aplicativo): Tanto pelo site quanto pelo aplicativo, é possível acessar informações detalhadas sobre o benefício, verificar extratos e consultar o número do benefício. O login é feito com CPF e senha cadastrados no sistema Gov.br.
- Central de Atendimento 135: Disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h, a central permite que os beneficiários consultem seus pagamentos e tirem dúvidas sobre a situação do benefício. Basta ligar e informar o número do CPF.
- Consulta pelo CPF: Através do site ou aplicativo Meu INSS, o beneficiário pode consultar o status do benefício utilizando apenas o número do CPF, sem necessidade de informar a data de nascimento.
Passo a passo para consultar o benefício pelo Meu INSS
- Acesse o Meu INSS pelo site ou aplicativo.
- Clique em “Entrar com gov.br” e informe seu CPF e senha.
- Na tela inicial, aparecerá o número do benefício e o extrato de pagamentos.
- Caso deseje, é possível baixar o extrato em PDF para impressão.
Como consultar pelo telefone?
Ligue para a central de atendimento do INSS pelo número 135 e informe o CPF. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Confira: Convocação do Meu INSS surpreende idosos e pagamentos podem ser SUSPENSOS